Programa de Prevenção e Controle do Diabetes na rede pública municipal de ensino é aprovado na Câmara

por Luisa Teixeira publicado 11/03/2025 17h30, última modificação 11/03/2025 17h46
De autoria do vereador Hernane Queijinho (Avante), a proposta tem como objetivo a detecção, o acompanhamento e o levantamento de dados sobre o diabetes nas crianças e adolescentes do município.

A Câmara aprovou nesta segunda, dia 10 de março, projeto de lei que institui o Programa Municipal de Prevenção e Controle do Diabetes para os alunos matriculados nas creches e escolas públicas municipais de Arcos. De autoria do vereador Hernane Queijinho (Avante), a proposta tem como objetivo a detecção, o acompanhamento e o levantamento de dados sobre o diabetes nas crianças e adolescentes do município.

De acordo com o Projeto de Lei Ordinária Nº 04/2025, aprovado por 7 votos a 0, para que todos os alunos das escolas municipais sejam beneficiados, os responsáveis responderão a um questionário elaborado por profissionais de saúde no ato da matrícula, que auxiliará na identificação de possíveis portadores da doença. Também estão previstos o cadastro e o acompanhamento destas crianças e adolescentes, a conscientização de toda a comunidade escolar, o fornecimento de alimentação e exercícios físicos adequados e a manutenção de dados estatísticos sobre o número de atendidos pelo programa, suas condições de saúde e de aproveitamento escolar.

Segundo a justificativa da proposta, o crescente número de portadores do diabetes entre crianças e adolescentes torna necessário “o surgimento de políticas públicas voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce da enfermidade”.

O projeto seguiu para a sanção do prefeito Wellington Roque.