PJ-Arcos marca presença na Plenária Estadual do Parlamento Jovem 2023

por Luisa Teixeira publicado 27/09/2023 16h35, última modificação 07/10/2024 13h08
Dez adolescentes que fazem parte do programa, servidores da Câmara e vereadores estiveram na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para assistir ao evento. Emanuelly Amaral foi a representante do município nas discussões sobre o tema ''Jovem e Mercado de Trabalho''.

Na última sexta, dia 22 de setembro, 10 adolescentes que fazem parte do PJ – Arcos, servidores da Câmara e os vereadores Ademar de Medeiros – Sorriso (Avante) e Laerte Mateus - Letinho (Agir36) estiveram na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para assistir à Plenária Estadual do Parlamento Jovem 2023. No centro das discussões sobre o tema “Jovem e Mercado de Trabalho” estava Emanuelly Amaral de Morais, escolhida pelos participantes do programa como representante do município.

No evento foram aprovadas 12 propostas de aprimoramento de políticas públicas, divididas entre os seguintes subtemas: “Desenvolvimento Econômico e Geração de Trabalho”, “Escolaridade e qualificação profissional” e “Jovem em Situação de Vulnerabilidade e Inclusão no Trabalho”. O documento final com as sugestões foi entregue à deputada Beatriz Cerqueira (PT), suplente da Comissão de Participação Popular.

Os 150 jovens que vieram dos 132 municípios mineiros participantes também escolheram o tema que norteará as discussões do Parlamento Jovem no ano que vem: "Melhorias no Ensino Escolar".

Para Emanuelly Amaral, a experiência valeu a pena: “tudo foi incrível, conheci pessoas maravilhosas, aprendi sobre o dia a dia de cada uma e a melhor parte foi defender e votar a favor de propostas que podem sim fazer a diferença. Lá na Plenária Estadual eu senti que a voz da juventude pode sim ser ouvida e que a minha voz como representante de Arcos fez a diferença, não só lá como nas oficinas da minha cidade”.