Estudantes fazem o balanço das atividades do Parlamento Jovem 2023

por Luisa Teixeira publicado 19/12/2023 17h49, última modificação 07/10/2024 13h08
Alex, Ana Luiza, Bruno, Emanuelly, Gabriel, Geovane, Isabelle, Luiz, Maria Clara Borges, Maria Clara Rodrigues, Pedro, Pierre, Rafael, Ryan e Yasmim participaram de palestras e oficinas sobre educação política e formação cidadã através do projeto Parlamento Jovem.

Ao longo de todo o ano de 2023, 15 adolescentes que cursam o Ensino Médio em Arcos estiveram na Câmara para debater o tema “Jovem e Mercado de Trabalho”, através do projeto Parlamento Jovem. Alex, Ana Luiza, Bruno, Emanuelly, Gabriel, Geovane, Isabelle, Luiz, Maria Clara Borges, Maria Clara Rodrigues, Pedro, Pierre, Rafael, Ryan e Yasmim participaram de palestras e oficinas sobre educação política e formação cidadã.

“As reuniões na Câmara contribuíram muito para o meu crescimento, melhoraram a minha oratória, tiraram meu medo de falar em público. Graças ao Parlamento Jovem eu descobri que o meu lugar é no meio da política e pretendo futuramente cursar Direito”, afirmou Yasmim Valadão, de 15 anos. O Parlamento Jovem é um programa gratuito, vinculado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais e realizado pela Câmara Municipal de Arcos desde 2014.

As atividades do grupo também se estenderam a outras cidades, com visitas a Nova Serrana para participar da Plenária Regional do Polo Centro-Oeste; a Belo Horizonte, para a Plenária Estadual na Assembleia Legislativa e à Santa Rita do Sapucaí, para uma visita técnica ao Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL. Nesses eventos, os adolescentes se encontraram com jovens de todo o estado para elaborar e debater propostas vinculadas ao tema central do projeto neste ano e seus desdobramentos. “O parlamento me trouxe ótimas experiências, tanto com o contato com as pessoas, quanto da minha expressão política como cidadão. O PJ me ajudou principalmente nas relações com pessoas de opiniões políticas divergentes das minhas, o que me proporcionou consideravelmente o conhecimento de diversas áreas. Não só da política, mas também de oratória, falar em público, dentre outras”, disse Rafael Lara, também de 15 anos.

As atividades do projeto se encerraram no dia 14 de novembro, com uma palestra de Rafael Alem, professor da PUC Minas, sobre democracia e mercado de trabalho. O evento foi realizado em parceria com o PJ- Pains, no Espaço Nordesta.