Câmara dá início às celebrações do Dia Internacional da Mulher com roda de conversa

por Luisa Teixeira publicado 13/03/2025 16h22, última modificação 13/03/2025 16h22
Realizado pela Escola do Legislativo Mauro Guimarães, vinculada à Câmara Municipal de Arcos, o evento “De Mulher para Mulher” contou com a presença da promotora Juliana Mendonça, da Secretária de Saúde Aline Arantes, da delegada Hionara Pimentel, da presidente da OAB - Arcos Fabiana Guimarães, das psicólogas Flora Nogueira e Anna Luiza Morais e de estudantes do Instituto Pedagógico Arcoense, do ⁠Colégio Losango e das escolas estaduais Dona Maricota Pinto, Vila Boa Vista e Dona Berenice de Magalhães Pinto.

Cerca de 250 alunas do Ensino Médio de Arcos participaram de uma roda de conversa sobre direitos, saúde mental e violência contra a mulher na manhã da última quarta, dia 12 de março. Realizado pela Escola do Legislativo Mauro Guimarães, vinculada à Câmara Municipal de Arcos, o evento “De Mulher para Mulher” contou com a presença da promotora Juliana Mendonça, da Secretária de Saúde Aline Arantes, da delegada Hionara Pimentel, da presidente da OAB - Arcos Fabiana Guimarães, das psicólogas Flora Nogueira e Anna Luiza Morais e de estudantes do Instituto Pedagógico Arcoense, do ⁠Colégio Losango  e das escolas estaduais Dona Maricota Pinto, Vila Boa Vista e Dona Berenice de Magalhães Pinto.

Pensado para dar voz a diferentes perspectivas, valorizar as experiências das mulheres em suas diversas áreas de atuação e estimular o debate, o bate-papo abordou a importância da representatividade, da educação, da autonomia financeira e do cuidado com a saúde mental. Também foram feitos esclarecimentos sobre os diferentes tipos de violência e suas possibilidades de enfrentamento, procedimentos legais, acesso às redes de atendimento e auxílio às vítimas e o funcionamento das leis Henry Borel e Maria da Penha. As participantes cobraram a efetivação de ações do poder público e uma participação mais ativa da iniciativa privada.

“Eu tenho certeza que, depois dessa palestra, muitas mulheres vão se sentir mais encorajadas para falar sobre o que acontece com elas e se estão sofrendo alguma coisa, porque as pessoas que estavam aqui falaram sobre uma pauta muito importante que é a violência contra a mulher, seja física ou psicológica”, comentou Yasmim Valadão, aluna do 3º ano da escola Vila Boa Vista, ao final das atividades.

Os discursos das vereadoras Jaiane Soares (Republicanos), Leslie Mariana (Agir) e Kátia Mateus (PL), presidente da Câmara, abriram o evento. Elas destacaram a importância da união e do apoio entre as mulheres para a melhoria das condições de vida e a conquista de direitos fundamentais. Também foram ofertados atendimentos da Comissão dos Direitos das Mulheres da OAB e de fisioterapia, nutrição e enfermagem.