Câmara dá início às celebrações do Dia Internacional da Mulher com roda de conversa
Cerca de 250 alunas do Ensino Médio de Arcos participaram de uma roda de conversa sobre direitos, saúde mental e violência contra a mulher na manhã da última quarta, dia 12 de março. Realizado pela Escola do Legislativo Mauro Guimarães, vinculada à Câmara Municipal de Arcos, o evento “De Mulher para Mulher” contou com a presença da promotora Juliana Mendonça, da Secretária de Saúde Aline Arantes, da delegada Hionara Pimentel, da presidente da OAB - Arcos Fabiana Guimarães, das psicólogas Flora Nogueira e Anna Luiza Morais e de estudantes do Instituto Pedagógico Arcoense, do Colégio Losango e das escolas estaduais Dona Maricota Pinto, Vila Boa Vista e Dona Berenice de Magalhães Pinto.
Pensado para dar voz a diferentes perspectivas, valorizar as experiências das mulheres em suas diversas áreas de atuação e estimular o debate, o bate-papo abordou a importância da representatividade, da educação, da autonomia financeira e do cuidado com a saúde mental. Também foram feitos esclarecimentos sobre os diferentes tipos de violência e suas possibilidades de enfrentamento, procedimentos legais, acesso às redes de atendimento e auxílio às vítimas e o funcionamento das leis Henry Borel e Maria da Penha. As participantes cobraram a efetivação de ações do poder público e uma participação mais ativa da iniciativa privada.
“Eu tenho certeza que, depois dessa palestra, muitas mulheres vão se sentir mais encorajadas para falar sobre o que acontece com elas e se estão sofrendo alguma coisa, porque as pessoas que estavam aqui falaram sobre uma pauta muito importante que é a violência contra a mulher, seja física ou psicológica”, comentou Yasmim Valadão, aluna do 3º ano da escola Vila Boa Vista, ao final das atividades.
Os discursos das vereadoras Jaiane Soares (Republicanos), Leslie Mariana (Agir) e Kátia Mateus (PL), presidente da Câmara, abriram o evento. Elas destacaram a importância da união e do apoio entre as mulheres para a melhoria das condições de vida e a conquista de direitos fundamentais. Também foram ofertados atendimentos da Comissão dos Direitos das Mulheres da OAB e de fisioterapia, nutrição e enfermagem.