Agora é lei: Dia Municipal da Libras será celebrado em Arcos no dia 24 de abril
A Câmara Municipal de Arcos aprovou nesta segunda, dia 17 de fevereiro, projeto de lei que institui o dia 24 de abril como o Dia Municipal da Língua Brasileira de Sinais. Proposta pelo vereador João Paulo Ferreira – Joãozinho (PSD), a celebração da data tem como objetivo promover, divulgar e debater a Libras, por meio de atividades que permitam a participação de toda a sociedade. Segundo ele, o objetivo é “buscar, nesse dia instituído no município, palestras, oficinas, tudo que envolva as pessoas com deficiência auditiva e até na parte de conscientização da sociedade. (...) Muitas dessas questões de Libras temos que trazer para os espaços públicos, para os equipamentos públicos”. Na Câmara, as reuniões ordinárias, extraordinárias e solenidades contam com a tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais desde 2022.
De acordo com a justificativa do Projeto de Lei Ordinária Nº 02/2025, que recebeu 8 votos a favor e 0 contra, “o Dia Municipal da Língua Brasileira de Sinais será uma oportunidade para envolver toda a população, no intuito de garantir a inclusão das pessoas surdas e/ou com deficiências auditivas em todas as esferas de nossa sociedade”. Na ocasião “poderão ser desenvolvidas diversas atividades e ações, visando uma maior divulgação da Língua de Sinais no município e possibilitar a participação e interação da população em geral”. Para isso, o Poder Público Municipal celebrará parcerias com entidades que exerçam atividades relacionadas à deficiência auditiva e à divulgação da Libras.
Para a vereadora Jaiane Soares (Republicanos) “a gente precisa realmente conscientizar a nossa população para ter um olhar diferente sobre as pessoas com deficiência, não apenas a auditiva, para que elas possam estar inseridas no mercado de trabalho, ter uma qualidade de vida, realizar os seus sonhos, poder ter um futuro melhor”.
O projeto seguiu para sanção do prefeito Wellington Roque.