por Câmara Arcos — última modificação 19/09/2024 15h49

A primeira Legislatura da Câmara Municipal de Arcos foi instalada em 11 de dezembro de 1947, com nove vereadores eleitos pela população: Adolfo Alves, Antônio Fonseca Junior, Antônio Veloso, Araçary Pires Soraggi, Francisco de Melo Carvalho, Francisco Ribeiro do Vale, Homero Pires Gontijo, Luiz Teixeira Malta e Trajano Vieira de Faria. A posse foi realizada em 1º de janeiro de 1948, juntamente com o prefeito e o vice-prefeito, em sessão extraordinária.

Homero Pires Gontijo - presidente, Luiz Teixeira Malta – vice e Trajano Vieira de Faria – secretário formaram a primeira Mesa Diretora. A primeira reunião ordinária foi realizada no dia 06 de janeiro, com a formação das comissões permanentes.

O primeiro projeto de lei, de autoria do Executivo, deu entrada na Câmara em 13 de janeiro do mesmo ano e tratava de uma autorização para o financiamento da construção de uma usina hidroelétrica na cachoeira do Rio Santana, através de um empréstimo da Caixa Econômica Estadual. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Até 2024, 19 legislaturas tomaram posse na Câmara Municipal de Arcos.